10 cuidados que você precisa ter com sua escova de dentes

Odonto Figueira - Clínica Odontológica em São Caetano do Sul      terça-feira, 1 de setembro de 2015

Compartilhe esta página com seus amigos

Você sabia que a escova de dentes pode trazer doenças pra sua boca? Isso acontece porque a escova também acumula sujeira, por mais que ela tenha contato com a pasta e a água todos os dias, nossa boca possui bactérias que ficam na escova e podem se proliferar futuramente. Para evitar isso, temos 10 passos pra você cuidar bem da sua escova:


1 - utilize uma escova simples de cabeça pequena, macia e cerdas retas: quanto mais simples, mais fácil sua renovação e menos chance de reter germes.
2 - Não empreste a sua nem use escovas de outras pessoas: as escovas são de uso pessoas, pois cada pessoa tem suas próprias bactérias, o que pode causar doenças quando utilizadas por outros.
3 - Lave a escova antes e depois de usá-la: lavar a escova remove os germes e sujeiras. lave com água e enxaguante bucal.
4 - Deixe as escovas longe do vaso e das pias: O vaso transmite coliformes fecais pelo ar quando damos descarga, por esse motivo elas impregnam nas escovas. Na pia, podem ficar com respingos quando lavamos as mãos ou o rosto.
5 - Não use protetor de cerdas nas escovas: as capinhas contribuem pra proliferação das bactérias por meio do calor e umidade. Caso seja necessário a utilização, as escovas devem ser lavadas diariamente.
6 - Guarde a escova em pé: ao fazer isso, a água escorre evitando a umidade.
7 - Troque de escova regularmente: as escovas devem ser trocadas a cada 3 meses devido ao acúmulo de bactérias.
8 - Troque de escovas e dentes após resfriados, gripes ou dor de garganta: a troca nesse período é uma importante medida preventiva devido as bactérias que podem ter ficado na escova e podem gerar uma nova contaminação ao usuário.
9 - Troque de escova quando as cerdas estiverem gastas: Uma escova gasta perde a eficiência na limpeza. É importante que as cerdas estejam alinhadas.
10 - Não use soluções caseiras para limpar e desinfetar as escovas: Nada de colocar a escova no microondas ou lava-louças. Isso pode comprometer o material. É sempre recomendado a troca da escova quando ela já estiver gasta.

Quer conhecer a Odonto Figueira?
Então acesse nosso site e confira nossas especialidades. Lá você também pode marcar sua consulta online!

Comentários

Últimos artigos

10 Erros que você está cometendo com seus dentes

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Quais são os alimentos que danificam seus dentes?

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Você sabe o que é Periodontite?

sexta-feira, 27 de novembro de 2015